9 de outubro de 2017

Dia 4: Chamar a música

Dias de sol trazem sempre música. Que digo? Nesgas de sol trazem sempre música. A minha memória mais marcada de Salzburg (que é na Áustria e, por ora, fora deste relato) é o som de música em cada esquina. Em Munique a mesma coisa, em Bremen... E é música, música. Não que pop ou rock ou pimba não sejam música (ainda que eu tenha os meus preconceitos com a última). É música de alma universal. Violoncelos, pianos, violinos. Música clássica trabalhada de moderno. Composições originais, covers, os clássicos. Música a três dimensões. Cresci rodeada desta música tridimensional na rua, em concertos ao vivo, na faculdade, onde passei as maiores vergonhas por tocar sax-alto num curso de clássicos tradicionais como a bela da "Die Forelle" do Schubert. O que eu sofri... (por isso, leiam "a bela da Truta", que é o que quer dizer Forelle na ironia do desespero).
- Não temos lugar para um sax-alto! - disse-me o maestro em pleno afrontamento pela minha ousadia. Como ousava eu escolher um curso daqueles se só sabia tocar aquele desgraçado instrumento? Deu-me para as mãos uns ferrinhos e passei as horas todas do curso a ler as pautas dos outros e a esquecer-me de tocar os hediondos ferrinhos quando a partitura pedia um "plim" ou um "tlim" ou um raio qualquer que eu deixava fugir para fúria dos meus colegas que tocavam os instrumentos de garbo e primor.
Não consigo ouvir música enlatada, como chamo à música de CDs, MPs e o diabo. Música para mim é ao vivo. É música transportada no ar e no som da cidade. Ando pelas ruas de Munique e revivo memórias. Olho para os olhos do meu marido a ver se os ouvidos dele ouvem o mesmo que eu. Sorrio. Caminho sorrindo embrulhada em música.
Páro e sorrio. Oiço. Vivo. Sinto.

2 comentários:

Dalma disse...


Não temos essa tradição mas seria interessante induzi-la como em Boston e outras cidades...

Aqui o ano passado “pianos de Boston”

http://noareeiroeporai.blogs.sapo.pt/tag/pianos

Dalma disse...

Notícia sobre uma honra a prestar pelos britânicos ao seu amigo Sir.D.A
https://www.dinheirovivo.pt/economia/nota-20-david-attenborough/