5 de dezembro de 2017

Dia 8: Berlin Turística-Unter den Linden

Unter den Linden, literalmente "Debaixo das Tílias", é a grande avenida berlinense, a mais conhecida e a mais icónica porque desemboca nesse outro ícone que é a Porta de Brandenburg. Faço o meu marido percorrer parte dos quilómetros desta avenida mas faço-o por etapas para ele não pensar que o sujeito a alguma espécie de tortura iniciática ao estilo: "Se queres conhecer Berlim tens de andar a Unter den Linden toda!" Observo-o e à maneira como vai apreendendo esta cidade. Vou-lhe falando das minhas intersecções pessoais com esta cidade, seja através das minhas experiências, seja através da vida das minhas Tias. A cada passo conto-lhe episódios da história desta cidade e do que representava e representa no contexto alemão. Não o quero influenciar na sua apreensão deste país e deste povo mas quero que tenha informação bastante para fazer a sua imagem global deste país e deste povo entre o qual nasci.
Nem de propósito! Estou eu a dar-lhe a conhecer a avenida quando o som irrompe. É uma manifestação em prol de qualquer direito civil numa parte remota do mundo. Acho que qualquer coisa a ver com abusos ao direito das mulheres numa região asiática de que nunca ouvi falar. Sim, Unter den Linden é um palco da democracia alemã. Aqui é o reino da livre expressão das ideias e para aqui convergem os alemães quando querem ser ouvidos, quando querem protestar e quando querem celebrar. Mostro ao meu marido Unter den Linden em plena actividade. Estou feliz!

Sem comentários: